Número de visitas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Década de 80 não foi só rock n roll


Erasure - Sometimes

Os anos 80 não foram só pródigos em grandes bandas de rock n roll... Embora "abichanados", estes Erasure, a par de outras bandas mais pop fizeram muito sucesso e fizeram também delirar os amantes da cena mais underground. Erasure, Rick Astley, Sabrina, Samantha Fox, The Culture Club, Wham! , entre outros também fizeram parte das minhas escolhas musicais, muito por influencia de um tio que ouvia muito estas preciosidades britânicas/ europeias. Que me perdoem os amigos amantes do hard, mas tinha mesmo que postar esta preciosidade dos Erasure. Embora algo gay, torna-se agradável recordar e ouvir de 2 em 2 anos, no mínimo :)

Inglaterra : de 78 a 90 - do gótico ao brit pop


Durante este período, grandes bandas nasceram em Inglaterra e muitas delas acabaram. Falo exclusivamente do movimento pós-punk que mais tarde deu início ao dark/gótico, bem como do movimento brit/pop/rock/new wave/electronic/synth dos anos 80. Esta designação é dada por mim, baseada nalgumas publicações e também no meu conhecimento musical da cena britânica. É como eu gosto de chamar, por exemplo a uma banda como os Bauhaus ou Siouxie and the Banshees: dark/góticos. Ou então, por exemplo, aos Stone Roses ou aos Pulp : brit/pop/rock/newwave/electronic/synth. Assim sendo e com base nos meus gostos musicais, resolvi compilar as minhas bandas inglesas preferidas, incluídas nestes 2 movimentos acima mencionados, ou se quisermos, nestes dois géneros musicais apelidados por mim :)
A ordem das bandas não indica hierarquias ou preferências da minha parte. Apenas apresento as 25 bandas britânicas dos géneros, e da minha preferência. 

Duran Duran - New Wave

New Order - Electronic/rock

Bauhaus - Dark/gótico

Softcell - synth/pop/dark

Lloyd Cole - brit pop/rock

Jesus and Mary Chain - Rock / dark ( escoceses )

Siouxie and the Banshees - dark/gótico

The Cure - Gótico

The Psychedelic Furs - punk/dark

Talk Talk - New Wave / synth pop

The Stone Roses - brit pop/rock 

Happy Mondays - alternativa/rock/dance

Depeche Mode - electronic / dark/brit pop

Culture Club - New wave

The Mission -  Gótico / dark/ rock

The Smiths - Brit Rock

Echo and the Bunnymen - pós-punk rock / dark

Joy Division - Gótico/dark

The Clash - punk/rock

Christian death - rock/dark

Fields of the nephilim - gótico/dark

Roxy Music - Rock

Blur - Rock

Pulp - Brit pop/rock

Primal Scream - Rock dark alternativo (escoceses)






Tributo a Lou Reed

Em minha opinião, já se justificava a preparação de um tributo a um dos nomes mais importantes de sempre do Rock n Roll. Falecido a 27 de Outubro de 2013, Lou Reed para além de ter influenciado gerações e gerações de musicos, de onde se incluem Iggy Pop, David Bowie ou até os New York Dolls, deixou um legado extraordinário, quer nos The Velvet Underground quer a solo, de onde se destacam grandes temas, sem comparação, tais como White Light / White Heat, Heroín, Walk on the wild side, Perfect day, entre outros temas de grande excelência.

Lou Reed

Foi considerado pela Rolling Stone como um dos melhores guitarristas de sempre. 
Justifica-se plenamente um tributo a este grande senhor da música.