Número de visitas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Carviçais Rock - O Festival volta em 2014

Recordando os meus tempos antigos de festivaleiro, acabo sempre por relembrar algumas edições do Carviçais Rock. Iniciei-me no CR com 17 anos e desde essa idade até aos 22 não mais parei de ir. O pessoal ia pelo convívio e pela "maluqueira", pelo acampamento e pela bebida... Eu ia pelas Bandas. Sinceramente. Depois de lá estar, claro, juntava o útil ao agradável e desbundava até não poder mais. Com cartazes muito bons, alguns ao nível de festivais mais credenciados e com mais poder económico, este pessoal de Moncorvo e de Carviçais organizou um conjunto de festivais anuais muito bons. Grandes bandas internacionais ( Napalm Death, 69 Eyes, Young Gods,  Biohazard, Spiritualized, Orishas), e grandes bandas portuguesas ( Moonspell, Mão Morta, Xutos e Pontapés, Wraygunn, Rádio Macau, Clã), entre outras, actuaram naquele palco, embora que em edições diferentes.
Nostalgias aparte, o site da Blitz noticia uma entrevista em que o Presidente da Junta de Freguesia de Carviçais refere que o Carviçais Rock vai voltar este verão. Aguardemos, embora saibamos que não podem entrar em grande loucuras. Mas louvamos a atitude e esperemos fazer deste festival um nome grande em Portugal.
Mais informações em:

https://www.facebook.com/festivalcarvicaisrock




Trent Reznor

"Quando vês a música de dança a gerar muito mais excitação, é sinal de que o mofo penetrou na música rock. Uma natureza muito conservadora invadiu a música e não me refiro a nível sonoro.
Tenho a sensação que muitas bandas, hoje em dia, estão a modelar-se de forma a receberem boas críticas nos blogs da moda. Essa é, provavelmente, a coisa mais segura e cobarde que podes fazer enquanto artista. Se tens algo a dizer, então diz. Expressa-te e quebra as regras.

Trent Reznor




Não só por estas palavras, mas também. Trent Reznor em outras alturas já tinha demonstrado ser um senhor e ao longo dos tempos vai consolidado esse estatuto. Multifacetado ( cantor, músico, produtor, multi.instrumentista), nascido nos EUA em 1965, é a principal cara dos grandiosos NIN (Nine Inch Nails).
Falemos apenas das suas declarações: resumindo, aquilo a que ele se refere, no meu modesto entendimento, é que os músicos de rock, não generalizando, preferem fazer música mais comercial, de modo a receber uma boa aceitação do público e da crítica, menosprezando os verdadeiros fãs que foram conseguidos à custa dos 1ºs trabalhos. Uma banda inicia o seu percurso com uma sonoridade própria. É esta sonoridade que vai atrair os fãs. Mais tarde, mudam a sua sonoridade, passando a ser comerciais, de modo a abrangerem outro tipo de público e agradar às editoras, condicionando a sua sonoridade anterior.
Já há mais de 15 anos que eu condeno este tipo de atitudes e procedimento de algumas bandas. Gosto muito de Smashing Pumkins e Megadeth. Estes 2 monstros do rock n rol procederam, em minha opinião, de forma condenável, pois enveredaram pelo caminho comercial nos álbuns Ava Adore e Risk, respectivamente. Felizmente voltaram à sua sonoridade anterior e lançaram álbuns para os seus fãs. Também os Metallica procederam da mesma forma. Depois dos grandiosos "and justice for all", "master of puppets" e "black album", entre outros, lançaram os desastrosos "load" e "reload", para abrangerem mais público. Devido a esta atitude, passei apenas a tolerar Metallica.

Aplicações para android

App Caixa Directa

App Clean Master










Quem possui um Smartphone Android , com toda a certeza que tem como objectivo retirar dele todo o proveito. Através das mais variadas funcionalidades que estes dispositivos possuem, hoje em dia um smartphone consegue ser o substituto de quase tudo aquilo que antes não era tão facilmente alcançável para a maioria dos mortais. Desde pesquisar na internet e todas as suas funcionalidades, ao estado do tempo, aos jogos, a busca e download de músicas, à mais variadas engenhocas, hoje em dia já conseguimos "orientar" parte da nossa vida através de um dispositivo e suas aplicações.
Possuo um Android, instalei algumas aplicações que me facilitam a vida. 
- Aplicação Caixa directa;
- Aviary (edição de fotos);
- Clean Master (limpeza do dispositivo);
- Futbol24 ( live soccer results)
- Instagram;
- Lanterna;
- Shazam;
- Mp3 Downloader;
- Whatsapp.

Muitas delas são aplicações talvez desnecessárias, mas permitem-me saber o que quero, à hora que quero, sem sair do meu lugar. Outras demonstram ser importantes, como é o caso da ap caixa directa, ou clean master. 

EXTREME - 01 de Julho, Armazém F , Lisboa


É já dia 01 de Julho que a banda de Nuno Bettencourt, esse grande açoreano/canadiano nos vem brindar com a tour Pornograffiti. No armazém F em lisboa esperamos assistir a um grande concerto, de uma grande banda que tentou a reunião há poucos anos trás e conseguiu voltar a reunir a legião de fãs que sempre os acompanhou.
Através de uma grande balada, "More Than Words", obtiveram grande sucesso e rapidamente foram considerados uma das melhores bandas de Hard Rock dos anos 80/90. A voz de Gary Cherone foi mesmo considerada como uma das melhores da década. Vale mesmo a pena ir ver este concerto. Seguramente eu irei, juntamente com o grande amigo celero. Este não vou perder de maneira nenhuma. 

Rolling Stones : opiniões

Depois de todo e qualquer assunto, existe sempre tempo para falar de música . Pelo menos comigo é assim, isto se estiver rodeados de amigos que me entendam :) Há uns dias, já passava da meia-noite, rodeei-me de 3 amigos, bebemos um copo ou dois e claro, a essa hora o assunto prioritário é sempre o mesmo: Música. A meio da conversa dei a entender-lhes que me apetecia ouvir Rolling Stones, que era uma das minhas bandas de eleição e que facilmente seriam uma das melhores bandas do mundo, quer pela sua longevidade, quer pela competência de 50 anos em palcos e discos, quer por tudo e mais alguma coisa que permita caracterizar, catalogar, avaliar, analisar as bandas. Prontamente os 3 me "cairam em cima". 
- "Rolling Stones, só têm uma música..."
- "Não valem nada, não ia daqui a Bragança vê-los..."
- "Estás maluco, isso não presta..."

Opiniões contrárias à minha, respeito, mas não consigo aceitar. Como se pode ter este pensamento acerca de uma banda que conta 50 anos de existência e ainda se mantém no activo, com bastante força e qualidade? E o que dizer das dezenas de grandes músicas e álbuns que têm lançado e que depois de 50 anos, ainda tocam os corações de tantos e tantos aficionados? Não gostar é uma coisa, não querer gostar é outra. Isso entendo. A conversa prolongou-se (como sempre e bem, naquele bar ouve-se boa música e no prolongar da noite, até às tantas, sempre ouvimos as nossa preferências) e nem demos pelo passar do tempo. O certo é que o assunto foi discutido pelas noites seguintes. Rolling Stones.
O que diria o MIck Jagger e o Keith Richards se ouvissem aqueles 3 moinas?
Pelo menos houve concenso numa coisa: Os 4 achávamos e achamos a paint it black uma das melhores músicas dos stones. Sem dúvida.



Rolling Stones - Paint It Black from MCF1972 on Vimeo.

Anjo do desespero


Eu sou o anjo do desespero
Das minhas mãos distribuo a embriaguês
a estupefação, o esquecimento, gozo e
tormento dos corpos
Meu discurso é o silêncio, meu canto o grito.
À sombra das minhas asas mora o terror
Minha esperança é o último suspiro
Minha esperança é a primeira batalha
Eu sou a faca com que o morto arromba o seu caixão
Eu sou aquele que será
Meu descolar é a sublevação, meu céu o abismo de amanhã.

Sugestão do dia : Tame Impala


TAME IMPALA — ELEPHANT

Australianos formados no ano de 2007, os Tame Impala, em minha opinião, tornaram-se numa das mais agradáveis surpresas deste século. Com um som alternativo, bem ao jeito de um rock psicodélico cru , fazem lembrar as grandes bandas do estilo dos anos 60 e 70. Com passagens por Portugal, nomeadamente o Optimus Alive 2013, já criaram uma legião de fãs no nosso país. É a minha sugestão para esta 6ª feira.