Número de visitas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Escrever, escrever, escrever

Ao longo dos tempos fui tendo alguns blogs. Quase todos baseados na música. Alguns em cultura e atualidades. Mas grande parte deles baseados na minha grande paixão: a música. Muito mais que de futebol, adoro música. Mas não qualquer tipo de música. Não sou nada eclético. Abomino aqueles que apenas fazem música pelo lado comercial. Detesto mesmo esses pseudo-cantores tipo Rhiannas e Shakyras, Timberlakes e Bruno Mars. Não consigo mesmo ouvi-los. Fujo disso a sete pés. Tenho os meus estilos de música bem definidos e falo disso completamente à vontade, com conhecimento de causa, mas obviamente com muito respeito. Ninguém sabe tudo e aqueles que alguma coisa sabem, é porque se documentaram. Porque viveram essa paixão e perderam (ganharam) muito tempo das suas vidas a ganhar esse conhecimento.


Em tempos tive um blog, em que escrevia apenas sobre música. Em poucos meses tive mais de 10 000 visualizações, ao ponto de uma conceituada revista de música portuguesa me ter enviado um email a pedir colaboração na área do hard rock. Pensavam eles que eu me deslocava aos concertos, tirava fotos e era dessa forma que eu escrevia as minhas crónicas. Não !!! Para além de me documentar, eu assistia em vídeo aos concertos, uma vez que facilmente estavam disponíveis na Internet. E assim eu escrevia sobre o evento. Não era uma obrigação, era um gosto. Aceitei o convite para colaborar com eles, mas não a custo zero. Embora seja um gosto escrever sobre música, hoje em dia ninguém trabalha de borla principalmente porque os louros seriam para a revista e eu não poderia assinar os artigos. Declinei a proposta e mantive o blog, sempre em nome próprio e responsável por toda a minha escrita, sem ter que prestar justificações a ninguém.
Os tempos foram passando, e quase inconscientemente, fui deixando de escrever. Até há uns 2 meses atrás, em que reactivei um dos blogs que possuía e, mudando de nome, lá fui construindo este blog... diariamente. 
É mesmo um gosto escrever. Sobre música ou atualidades, irei continuar por este caminho, dando a conhecer a minha paixão, mas principalmente, transmitir parte do conhecimento que possuo sobre música , do rock ao metal, porque escrever sobre outro tipo de assuntos sem perceber ou sem gostar não vale a pena. Sendo assim, escrevo sobre o que percebo e sobre o que realmente me cativa.

Vou deixar um vídeo de uma música que particularmente me fascina. Por tudo o que esta música e este grupo envolvem, mas principalmente por tudo o que esta música significou e significa. 

Dave Mustaine: Megadeth melhor banda trash de sempre?


Megadeth-Live @ Rock In Rio(30.05.2010)

Em 1982 Dave Mustaine ainda era integrante dos Metallica, juntamente com Hatfield e Lars. Mas os seus constantes problemas com o alcool levaram à sua expulsão da banda. Dave prometeu vingança e afirmou que iria fundar uma banda bem melhor que Metallica. Em minha opinião, fundou mesmo. Aquele que muitos consideram o melhor guitarrista de heavy metal de todos os tempos fundou a melhor banda trash do mundo. Sem dúvidas e em minha opinião,distanciam-se dos Metallica em muitos aspectos. Com uma sólida carreira de 30 anos de existencia, obviamente com altos e baixos, mas sem nunca perder o seu rumo, Mustaine e os Megadeth conseguiram uma legião de fãs muito extensa, não maior que a dos Metallica, mas sólida e constante. Enveredaram no álbum "Risk" pelo lado comercial. mas rápido perceberam que não era esse o caminho certo e logo de seguida sai "The world neeeds a hero", um álbum que não vendeu tanto como o antecessor, mas que é um retorno às origens. Antes disso, em 1992, já tinha saído aquele que para muitos e para mim também, é o melhor album trash de sempre : "Countdown to extinction". Dave, considerado arrogante e com um feitio complicado é para mim um génio. Tenho nos Megadeth como umas das minhas bandas preferidas e ouço regularmente e repetidamente . Já os vi ao vivo 2 vezes, a primeira delas em 1999, no coliseu do porto, aquando da promoção do Risk, embora só tenham tocado 3 ou 4 músicas deste projecto. Foi um excelente concerto, típico da melhor banda de trash metal do mundo. O vídeo acima é do concerto dado na integra no Rock in Rio 2010. Grande, grande concerto, com os fãs portugueses a demonstrarem a razão de serem considerados por muitas bandas como o melhor público do mundo.