Número de visitas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Primeira Jornada: Liga Portuguesa, Premier League, Liga Francesa.


Teve início este fim de semana a Liga Portuguesa. Benfica e Fc Porto ganharam os respectivos jogos, bem como S. Braga e Rio Ave, arrisco a dizer, sem surpresas. Provavelmente a maior surpresa terá sido o empate do Sporting diante da Académica. Poderemos chamar de surpresa, uma vez que nitidamente superior ao adversário, o Sporting teria obrigação de ganhar. Demonstrou na pré época, ao contrario do Benfica, que construiu uma equipa coesa, sem grandes estrelas, mas com bons valores individuais. Não chega, mas Marco Silva também já demonstrou ser um bom treinador, capaz de construir uma boa equipa, tal como fez com o Estoril, portanto  acredito que sabe o que faz. O FC Porto iniciou este campeonato a 15 de Agosto, batendo o Marítimo por 2-0, tendo o último golo chegado já em tempo de compensação. Não demonstrou ainda uma equipa coesa, mas também tal seria exigir muito a alguém que praticamente está a tentar construir uma equipa de raiz. Recheada de grandes valores, emergiu Rúben Neves, miúdo de 17 anos, demonstrando grande poder de passe, precisão e alguma maturidade. Relativamente ao Benfica (aquela equipa que as más línguas já davam acabada na pré época) tranquiliza-me o trabalho feito por Jesus até agora, uma vez que 4 ou 5 titulares importantes saíram da equipa e digamos que Jesus conseguiu fazer com que tal não se notasse. Mas apenas em jogos oficiais. Ontem já demonstrou alguma organização, entrosamento entre jogadores e algum poder de criar jogadas de ataque e finalização. Prevejo um campeonato muito disputado, onde claramente Benfica e Porto serão os candidatos à vitória, não esquecendo o Sporting, capaz de se intrometer, uma vez que Marco Silva irá em breve tornar a equipa mais coesa. Provavelmente sairá Rojo e Slimani, totalmente sem condições de permanência na equipa. Com as verbas resultantes das vendas, Marco Silva poderá colmatar com a vinda de mais 2 jogadores.
Também em Inglaterra teve início o campeonato 2014/2015, tendo sido a maior surpresa a derrota do Man United, em casa, frente ao Swansea. Van Gal precisa urgentemente de reforços e não será de estranhar a entrada de Rojo e de mais alguns jogadores. Espero sinceramente que não se virem para Gaitan e ataquem Di Maria.
Em França decorreu a 2ª jornada do campeonato. Leonardo Jardim, já com 2 derrotas em outros tantos jogos não deverá manter-se na equipa, uma vez que ao próximo desaire e numa equipa com sede de títulos e dinheiro em caixa, provavelmente investirá noutro tipo de esquemas, uma vez que ainda nada está perdido. Jardim parece condenado ao fracasso num principado onde dinheiro não falta, portanto, com condições de fazer mais e melhor.