Número de visitas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Álbuns para ouvir e adquirir - Radiohead (The Bents)


Kid A e Ok Computer também poderiam cá estar. Mas de entre estes 3, prefiro o The Bends, embora reconheça que o Ok Computer, de 1997, seja melhor álbum. The Bends têm as 4 músicas de radiohead que mais aprecio: high and dry, fake plastic trees, my iron lung e bones. Para além disso, o The Bends foi feito em período conturbado para a banda, que se viu obrigada a superar Pablo Honey, que tinha o grande "creep", sucesso estrondoso em todo o mundo. Não conseguiram mas depressa se tornaram numa das melhores bandas do mundo e puseram 3 álbuns seus nos 500 melhores álbuns de sempre.

Álbuns para ouvir e adquirir - Talking Heads (Talking Heads 77)



Surgiram no ano de 1974, em Nova Iorque, fundados pelo lendário David Byrne. Através de uma fusão de punk com a new wave, tornaram-se numa das mais importantes bandas do género em finais da década de 70 e toda a década de 80. Finalizaram o seu percurso em 1991, tendo David Byrne continuado com projectos a solo.
Escolhi este álbum talvez por ser o 1º dos Talking Heads e ter surgido numa altura em que o punk estava em alta, bem como a new have de transição. Temas como Psycho Killer irão para sempre ficar na memória de todos aqueles que idolatraram este grupo.

Hugo Rodrigues

Álbuns para ouvir e adquirir - Thunder (Laughing on Judgement Day)


Formados em 1989, os Thunder têm neste seu 2º álbum  talvez o seu melhor álbum de sempre, de entre 9 álbuns de estúdio. Quem conhece o género , facilmente irá identificar este projecto de 1992 como um dos mais bem conseguidos do hard rock. Temas como everybody wants her, low life in high places, empty city e better man são verdadeiros hinos ao rock n roll. Falamos de uma banda inserida num contexto musical de glam rock/ hard n heavy onde muitos singraram, portanto, com maiores dificuldades de vencer e onde a concorrência era feroz, uma vez que surgiram numa altura em que o hard rock estava nos seu expoente máximo. Um bom grupo, com músicos muito competentes e músicas muito razoáveis. Podemos dizer que a chave do sucesso se deveu à consistência da sua formação desde o ano de 1989 ao presente. 

Hugo Rodrigues  

Primavera de Destroços / Facas em Sangue - Mão morta



Não é novidade nenhuma para aqueles que me conhecem que desde o início da década de 90 tenho como grupo de eleição os Mão Morta. E também não é novidade para os que me conhecem que tenho especial admiração pela forma de compor do Adolfo Luxúria Canibal.

"... caio nesses olhos apáticos
    caio nesse hipnótico abraço
    desta viagem entre flores plásticas (flores plásticas)
    e coloridas manhãs de aço (manhãs de aço)

   Viveremos tudo revoltosos
   nesta primavera de destroços
   sem dor, sem rancor, sem remorsos (sem remorsos)"

Primavera de destroços, Mão morta, Álbum homónimo

ou então

"Vivia na temperatura tépida dos lençóis
  Aquele que dava pelo estranho nome de
  Amor, às vezes soltava-se
  E percorria pela mão
  Dos adolescentes nas ruas desertas, sombras
  Escuras e conspiradoras, soltou-se
  O amor - alguém gritava
  E vinha o vermelho e invadia o vermelho
  E assanhavam-se os gatos conscientes
  Da invasão da sua noite
  Solitária..."

De entre outras letras de outros álbuns dos Mão Morta, estas duas presentes acima dizem-me muito. Por terem sido ouvidas em diferentes situações, situações importantes da minha vida, estarão nas minhas  músicas de eleição dos mão morta.

É difícil encontrar consenso relativamente aos mão morta. Para mim são nitidamente o melhor grupo português. São aqueles por quem já fiz milhares de km apenas por uma hora de convívio com eles e suas músicas.



Bowie, David

Já em tempos, em outros blogues que possuí, fiz referência a este grande Senhor. Frequentemente, no meu programa de rádio Memória do Rock, "passo" David Bowie com insistência. Acho mesmo que é um dos melhores compositores/autores/cantores de sempre. A sua imagem arrojada, polémica, aliadas à sua voz inconfundível fazem desta personagem um habitué no meu leitor de cds desde há muitos anos. Por agora apenas vou referir aquela que para mim é a melhor canção do David e umas das melhores de sempre, presente no meu TOP 10 musical : Absolute Beginners.