Número de visitas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Telectu - Jorge Lima Barreto e Vitor Rua


Os Telectu eram um duo constituído por Jorge Lima Barreto e Vítor Rua. Formados na década de 80, extinguiram-se passados 30 anos, em 2011, devido à morte de JBL Donos de um estilo de música de improviso, minimalista, Cyberjazz, aleatória e psicanalítica, conviveram com a elite de música avant-gard europeia, tais como Eddie Prevost, Jac Berrocal e Chris Cutler, entre outros.
Será nesta 1ª Bienal de música Jorge Lima Barreto que Vítor Rua terá mais uma vez oportunidade de homenagear JBL, uma vez que Rua foi dos melhores amigos de Lima Barreto em vida e com ele durante 30 anos percorreram o mundo, protagonizando grandes concertos de música experimental.


Vítor Rua

Projeto a solo de Vítor Rua

Vítor Rua, Jorge Lima Barreto e Sunny Murray

Jorge Lima Barreto

Vítor Rua

Telectu

Capa de disco dos Telectu





1ª Bienal Jorge Lima Barreto - Vinhais: 4, 5, 6 Julho

As grandes iniciativas acontecem por diversas razões, mas em minha opinião, por dois motivos principais: 

- Haver um motivo para elas acontecerem;
- Haver alguém com capacidade e visão para as levar em diante.


Em Vinhais, nos dias 4, 5 e 6 de Julho irá decorrer no Centro Cultural Solar dos Condes umas das grandes iniciativas culturais, a decorrer em Portugal neste ano, com os melhores intervenientes nacionais e estrangeiros, em redor da pessoa de Jorge Lima Barreto. E quem é JLB?

Jorge Lima Barreto

Jorge Lima Barreto ( Vinhais , 26 de Dezembro de 1947 - 09 de Julho de 2011) foi um importante músico, conferencista, escritor, improvisador, musicólogo e professor, na Faculdade de Letras do Porto e Escola Superior de Belas Artes do Porto. Teve um papel de grande destaque na música portuguesa nas décadas de 70 e 80, tendo sido fundador dos AnarBand (1969), com Rui Reininho, da Associação de Música Conceptual (1973), com Carlos Zíngaro, dos Telectu (1981), com Vítor Rua e dos Zel Zelub, com Jonas Rua (2007). Colaborou com grandes nomes da música internacional ( Elliot Sharp, Chris Cutler, Sunny Murray, Jac Berrocal, Louis Selavis, Avan Parker, Eddie Prevóst), entre outros.
Licenciou-se em História da Arte em 1973, Doutorado em 1993 pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Música & Mass Média, em 2010 com a tese "Estética Musical - a Improvisação". (fonte: Wijipédia)

Será fácil percebermos que estamos perante umas das personalidades mais importantes da cultura/música portuguesa e nós, Vinhaenses, sentimos um grande orgulho em podermos homenagear alguém com um percurso profissional tão brilhante e que muito fez pela música em Portugal.
Assim sendo, a Câmara Municipal de Vinhais, através do Vereador da Cultura, Dr Roberto Afonso, e da divisão responsável, irá promover o referido evento nos dias 4, 5 e 6 de Julho, a decorrer no Solar dos Condes de Vinhais.
Para participar neste evento e ao mesmo tempo homenagear JBL, irão estar grandes nomes da música portuguesa e internacional ( Vítor Rua, Luis San Payo, Chris Cutler, Kersten Glandien,...),  bem como artistas de renome, como é o caso de Joana Vasconcelos, Ana Borralho, João Galante, entre muitos outros.
Vou disponibilizar o programa do evento. Para mais informações , o site da Câmara Municipal, bem como o sitio do facebook do solar dos Condes de Vinhais poderão ajudar.

Programa 1ª Bienal Jorge Lima Barreto