Número de visitas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

1ª Bienal Jorge Lima Barreto - Vinhais: 4, 5, 6 Julho

As grandes iniciativas acontecem por diversas razões, mas em minha opinião, por dois motivos principais: 

- Haver um motivo para elas acontecerem;
- Haver alguém com capacidade e visão para as levar em diante.


Em Vinhais, nos dias 4, 5 e 6 de Julho irá decorrer no Centro Cultural Solar dos Condes umas das grandes iniciativas culturais, a decorrer em Portugal neste ano, com os melhores intervenientes nacionais e estrangeiros, em redor da pessoa de Jorge Lima Barreto. E quem é JLB?

Jorge Lima Barreto

Jorge Lima Barreto ( Vinhais , 26 de Dezembro de 1947 - 09 de Julho de 2011) foi um importante músico, conferencista, escritor, improvisador, musicólogo e professor, na Faculdade de Letras do Porto e Escola Superior de Belas Artes do Porto. Teve um papel de grande destaque na música portuguesa nas décadas de 70 e 80, tendo sido fundador dos AnarBand (1969), com Rui Reininho, da Associação de Música Conceptual (1973), com Carlos Zíngaro, dos Telectu (1981), com Vítor Rua e dos Zel Zelub, com Jonas Rua (2007). Colaborou com grandes nomes da música internacional ( Elliot Sharp, Chris Cutler, Sunny Murray, Jac Berrocal, Louis Selavis, Avan Parker, Eddie Prevóst), entre outros.
Licenciou-se em História da Arte em 1973, Doutorado em 1993 pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Música & Mass Média, em 2010 com a tese "Estética Musical - a Improvisação". (fonte: Wijipédia)

Será fácil percebermos que estamos perante umas das personalidades mais importantes da cultura/música portuguesa e nós, Vinhaenses, sentimos um grande orgulho em podermos homenagear alguém com um percurso profissional tão brilhante e que muito fez pela música em Portugal.
Assim sendo, a Câmara Municipal de Vinhais, através do Vereador da Cultura, Dr Roberto Afonso, e da divisão responsável, irá promover o referido evento nos dias 4, 5 e 6 de Julho, a decorrer no Solar dos Condes de Vinhais.
Para participar neste evento e ao mesmo tempo homenagear JBL, irão estar grandes nomes da música portuguesa e internacional ( Vítor Rua, Luis San Payo, Chris Cutler, Kersten Glandien,...),  bem como artistas de renome, como é o caso de Joana Vasconcelos, Ana Borralho, João Galante, entre muitos outros.
Vou disponibilizar o programa do evento. Para mais informações , o site da Câmara Municipal, bem como o sitio do facebook do solar dos Condes de Vinhais poderão ajudar.

Programa 1ª Bienal Jorge Lima Barreto



Sem comentários:

Enviar um comentário