Número de visitas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Trent Reznor

"Quando vês a música de dança a gerar muito mais excitação, é sinal de que o mofo penetrou na música rock. Uma natureza muito conservadora invadiu a música e não me refiro a nível sonoro.
Tenho a sensação que muitas bandas, hoje em dia, estão a modelar-se de forma a receberem boas críticas nos blogs da moda. Essa é, provavelmente, a coisa mais segura e cobarde que podes fazer enquanto artista. Se tens algo a dizer, então diz. Expressa-te e quebra as regras.

Trent Reznor




Não só por estas palavras, mas também. Trent Reznor em outras alturas já tinha demonstrado ser um senhor e ao longo dos tempos vai consolidado esse estatuto. Multifacetado ( cantor, músico, produtor, multi.instrumentista), nascido nos EUA em 1965, é a principal cara dos grandiosos NIN (Nine Inch Nails).
Falemos apenas das suas declarações: resumindo, aquilo a que ele se refere, no meu modesto entendimento, é que os músicos de rock, não generalizando, preferem fazer música mais comercial, de modo a receber uma boa aceitação do público e da crítica, menosprezando os verdadeiros fãs que foram conseguidos à custa dos 1ºs trabalhos. Uma banda inicia o seu percurso com uma sonoridade própria. É esta sonoridade que vai atrair os fãs. Mais tarde, mudam a sua sonoridade, passando a ser comerciais, de modo a abrangerem outro tipo de público e agradar às editoras, condicionando a sua sonoridade anterior.
Já há mais de 15 anos que eu condeno este tipo de atitudes e procedimento de algumas bandas. Gosto muito de Smashing Pumkins e Megadeth. Estes 2 monstros do rock n rol procederam, em minha opinião, de forma condenável, pois enveredaram pelo caminho comercial nos álbuns Ava Adore e Risk, respectivamente. Felizmente voltaram à sua sonoridade anterior e lançaram álbuns para os seus fãs. Também os Metallica procederam da mesma forma. Depois dos grandiosos "and justice for all", "master of puppets" e "black album", entre outros, lançaram os desastrosos "load" e "reload", para abrangerem mais público. Devido a esta atitude, passei apenas a tolerar Metallica.

Sem comentários:

Enviar um comentário