Número de visitas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Rock Psico(a)délico, a minha forma de estar!!!

Rock Psico(a)délico - Uma forma de estar
Nunca procedi de forma eclética em relação à minha grande paixão : a música. Ou gosto e compro/saco/ouço ou então não gosto e não compro/não saco/não ouço. Geralmente as pessoas toleram aquelas bandas que não gostam e ouvem, nem que seja apenas para agradar ao geral. Comigo isso já aconteceu, mas a muito custo me consigo distanciar.
Muitas vezes me acusaram de apenas gostar do que os outros não gostam. Para ser diferente. Discordo completamente. Tenho os melhores gostos musicais, aliás, penso mesmo que ninguém tem melhores gostos musicais que eu.
Admiro muito todas as formas de rock, mesmo até algum pop britânico. Mas quem me tira o meu Hard Rock e o meu Rock Psico(a)délico, tira-me tudo. Ultimamente, dei comigo a pesquisar mais sobre as origens deste tipo de rock - acid-psicodélico. Descobri mesmo, embora já soubesse "por alto", que praticamente todos os grandes artistas/músicos de rock n roll da década de 60 estiveram/fundaram/tocaram nas mais representativas bandas de rock  acid/psicodelico. Eric Clapton no Supergrupo The Cream, Jimmy Page nos Yardbirds 1966-1968 e até à data Mick Jagger/Keith Richards nos Rolling Stones. Grateful Dead, Jefferson Airplane, The Doors, Iron Butterfly, Pink Floyd, entre outros vieram poucos anos mais tarde e depois das excelentes prestações no célebre 1º festival Woodstock 69 influenciar as mais representativas bandas de Hard Rock que hoje existem: Led Zeppelin, Deep Purple, Ac/Dc, Whitesnake, etc etc.
Por norma, as letras das músicas do Rock Psico(a)délico falavam de drogas e daquilo que elas provocavam. Eram tempos diferentes. Grace Slick, dos Jefferson Airplane, em White Rabbit, com uma atuação fantástica em Woodstock, refere-se às drogas de uma forma alucinante, mesmo tão bem ou melhor que Hendrix, o Jimmy, em Purple Haze. Jim Morrison frequentemente escrevia letras alusivas ao poder das drogas e seus efeitos, tal como os Iron Butterfly em praticamente todas as suas grandes músicas. Indiferente a isto, a sua musicalidade, os riffs de guitarra aliados aquele que eu chamo o "orgão de igreja" tornam para mim, o rock psico(a)délico na minha forma de estar, a música no meu leitor de cd´s do carro, as minhas viagens não pelas alucinações da droga, mas pelas alucinações deles na droga, enquanto escreviam estas preciosidades.
Aconselho: Iron Butterfly, Blue Cheer, Jefferson Airplane, The Doors, Grateful Dead, The Cream, Rolling Stones, The Beatles, 13th Elevator Floor, Jimmy Hendrix, Janis Joplin... Enfim, umas dezenas de grupos que direta/indiretamente influenciaram o rock n roll que hoje ouvimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário