Número de visitas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Xutos e Pontapés : de básicos a pouco mais

Todos temos direito à nossa opinião. É isso que nos diferencia, haver liberdade de expressão, de gostos e portanto, podemos opinar acerca do que gostamos ou não, sem ferir susceptibilidades. Uns gostam e respeitamos. Outros não gostam e respeitamos da mesma forma. É disso que vou falar neste post, mais concretamente, dos Xutos e Pontapés, que contam com mais de 35 anos de existência. Em minha opinião, básicos, sonolentos, sem evolução. Apenas de louvar a longevidade que alcançaram. Para mim nada mais.

Tal como muitos e muitos, ouvia frequentemente Xutos e Pontapés enquanto pré adolescente. Depois disso não, porque também comecei a ouvir outras bandas e desde logo me apercebi que em comparação com outros, os xutos eram uns básicos. Sim, uns básicos, porque faziam as músicas todas iguais. Nunca percebi o porquê de grande parte ouvir os xutos a toda a hora, enquanto haviam bandas em Portugal bem melhores na minha opinião ( Sétima Legião, Pop Dell Arte, Mão Morta, Sitiados, Essa Entente, Radar Khadafi, Delfins, UHF, Linha Geral... ). Enfim, uma imensidão de bandas. Felizmente, e eu sinto-me à vontade para falar deste assunto, o Pop Rock português manteve-se rico nas décadas de 80 e 90. Estes grandes nomes, aliados a tantos outros, enriqueceram a minha adolescência. Para mim tornava-se difícil perceber o porquê de os Xutos terem o rótulo de melhor banda portuguesa. Ainda hoje não entendo. Mantenho a opinião, sei que possivelmente estarei a ser contrário ao resto dos portugueses, mas há bandas em portugal que nunca tiveram o merecido destaque. Mais uma vez, felizmente portugal foi rico em bandas rock. E felizmente, ainda há em portugal bom gosto musical. Apenas vou nomear algumas bandas bem melhores que xutos, e que nunca foram reconhecidas como tal. Claro que volto a referir: é a minha opinião pessoal.

- Táxi;
- Herõis do Mar;
- Sétima Legião;
- Sitiados;
- Uhf;
- Rádio Macau;
- Ornatos Violeta;
- Mão Morta;
- Pop dell 'arte;
- GNR;
- Peste e Sida.



Sem comentários:

Enviar um comentário