Número de visitas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

The Doors - O mito de uma geração

The Doors - Bobby Krueger, Ray Manzarek, John Densmore e Jim Morrison

Completaram-se ontem, a 03 de Julho, 43 anos sobre a morte do lendário Jim Morrison, conhecido como Rei Lagarto e frontman de uma das melhores bandas de rock n roll / psicadélico de sempre. 
Como é habitual, os canais de televisão assinalam , por norma, estas datas e a FoxMovies passou o filme "The Doors- O mito de uma geração" para assinalar a data. Pela 32ª vez, vi o filme, sempre com a mesma emoção, sempre a cantarolar as músicas e sempre consciente de que estava assistir a um pedaço da história do rock n roll, de onde são relembrados figuras como Andy Warhol, Nico , Lou Reed e os Velvet Underground, entre outros. A década de 60 foi muito produtiva no surgimento das melhores bandas de sempre, funcionando estas como as grandes influências para as bandas que viriam a surgir. Os The Doors e Jim Morrison não foram exceção, tendo influenciado todo o rock psicadelico, bem como a maneira de escrever  letras e músicas dos grupos que haveriam de surgir. Inseridos num ambiente tenso, em plena guerra do Vietname, os The Doors vieram trazer ao povo americano aquilo que faltava: excitação, anarquia, incentivo ao álcool e drogas, mas também paz e muito boa música. 
Quanto ao filme, considero uma obra prima do Oliver Stone, onde ele retrata a vida dos The Doors e de Jim Morrison na perfeição. Vemos um génio, um poeta, um figura ímpar, mas também vemos alguém decadente, sozinho, carente e perturbado. As drogas e o álcool tornam-se ao longo do filme a sua principal companhia, bem como Pamela, a sua namorada de sempre. Pelo meio, percebemos a consciência de Ray Manzarek, John Densmore e Bobby Krueger, interessados em fazer boa música, mas sempre por detrás de Jim, não o deixando degradar-se cedo demais. Eles sim, foram o suporte do grupo e devido a eles os The Doors conseguiram manter-se até 1971, ano da morte do Rei Lagarto
Em minha opinião, estamos perante uma das melhores e maiores bandas de sempre. Estão no meu top 20, penso eu que em 7ª ou 8º lugar. 
Apenas de salientar que neste filme há interpretações incríveis, mas Val Kilmer supera tudo e todos, demonstrando que já na altura era um dos grandes actores da sua geração, tendo sido nomeado para um óscar de melhor actor principal.



The Doors - Break On Through from ETV on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário